Economia de luziânia
A mistura de modernidade e história é o que melhor define o local. A cidade que originou-se da mineração, lavoura e criação de gado, hoje vive uma situação econômica diversificada. Com o crescimento populacional acelerado, Luziânia passou a ter um surto de desenvolvimento, beneficiada sobretudo pela BR-040, rodovia que oferece acesso à Brasília, foi necessário, para boa parte da população, procurar alternativas de moradia, trabalho, estudos e outras atividades em outras cidades do entorno do DF, e principalmente em Brasília.
Este é o caso da universitária Larissa , de 23 anos, que se mudou do município goiano em 2010 para aprimorar os estudos. “Eu fazia o trajeto Brasília – Luziânia todos os dias para estudar e trabalhar, mas é muito desgastante, por isso me mudei”, diz Larissa ao explicar que depende da Capital Federal também para outras atividades, como lazer e saúde. “Apesar de Luziânia ter crescido muito, boa parte das pessoas que conheço buscam trabalhar e estudar em Brasília. Luziânia ainda precisa melhorar muito para dar conta das necessidades da população”, completa.
Larissa ressalta também que com a decisão de se mudar para a capital federal foi preciso desembolsar uma boa quantia. “Os custos são altos, ficou mais caro do que ir e vir todos os dias, mas acredito que o retorno será maior então encaro minha atitude de mudar de Luziânia como um investimento pro meu futuro”. Segundo a universitária, os gastos variam de R$600 a R$ 800 reais por mês, dividindo as despesas com uma colega de quarto. “Isso sem contar a mensalidade de faculdade e gastos extras. No total, o valor é muito mais alto mas o que se espera é um retorno profissional melhor”, afirma.