ANALISE DE CONJUNTURA DAS CIDADES DO ENTORNO SUL DO DF
Larissa Karla Ramos Ribeiro1
Monique Santos1
Tailany de Oliveira Almeida1
Thaís Cavalcante Farias1
Thays Kaaren Castro Silva1
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar a conjuntura econômica das cidades de Cristalina,
Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso. Entende-se por análise de conjuntura, a descrição dinâmica da realidade em determinado período e local. Para tanto, foram selecionados cinco indicadores econômicos para descrever a situação econômica da região sul do entorno do DF:
Produto Interno Bruto – PIB, Produto Interno Bruto percapita, Rendimento Médio, Número de Empregos e Densidade Demográfica. Os dados indicam que a região está em franca expansão econômica.
Palavras-chave: análise de conjuntura, Produto Interno Bruto – PIB, Produto Interno Bruto percapita, Rendimento Médio, Número de Empregos e Densidade Demográfica.
1. INTRODUÇÃO
Os indicadores socioeconômicos representam o comportamento entre as diversas variáveis que mensuram o desenvolvimento econômico de um determinado país, estado ou região. Através de pesquisas e análises realizadas sobre tais fatores, o governo, demais países e empresas de domínio privado podem avaliar as tendências e o perfil econômico de uma nação como todo, bem como de regiões menores.
Por meio da análise de conjuntura, é possível realizar a avaliação do desempenho econômico de quatro pequenos minicípios goianos, que circundam a capital do Brasil: Cidade
Ocidental, Cristalina, Luziânia e Valparaíso de Goiás. Este estudo foi realizado com base no recolhimento de informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN-GO) e Ministério do
Trabalho e Emprego (MTE) referente aos anos de 1999 a 2009.
1
Discentes do 2º semestre do Curso de Administração do Centro Universitário de