Economia de Israel
MALENA CRISTINA COSTA LUCAS
CARACTERISTICAS ECONOMICAS DE ISRAEL
GOIÂNIA
2013
MALENA CRISTINA COSTA LUCAS
CARACTERISTICAS ECONOMICAS DE ISRAEL
TRABALHO ELABORADO PARA OBTENÇÃO
PARCIAL DE NOTA DA DISCIPLINA ECONOMIA
SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR
GOIÂNIA
2013
CARACTERISTICAS ECONOMICAS DE ISRAEL
Depois de ter desfrutado por muitos anos de uma das mais rápidas taxas de crescimento do PIB entre as economias do mundo, Israel continuou a recuperação econômica iniciada em 2003, após uma desaceleração sensível por dois anos em quase todas as atividades econômicas. Essa tendência continuou em 2007, de acordo com todos os parâmetros econômicos. Nos anos de 2006 e 2007, o produto interno bruto (PIB) de Israel continuou seu rápido crescimento, atingindo 5,1% em 2006, apesar da II Guerra do Líbano, que causou uma perda temporária de 0,7% do PIB. A rápida recuperação e a continuidade do crescimento acelerado foram novamente lideradas pelo setor empresarial, que cresceu 6,4%, resultando em um PIB per capita de US$ 20.138 em 2006.
Em 2006 e 2007, Israel continuou a atingir seus principais objetivos macroeconômicos: uma taxa da inflação muito baixa ou até mesmo negativa, um déficit orçamentário muito baixo e um aumento limitado dos gastos públicos. Ao mesmo tempo, Israel continuou a atrair investimentos estrangeiros, além de desfrutar de um rápido crescimento nas exportações e uma balança comercial positiva, pela primeira vez. Essas tendências continuaram no primeiro semestre de 2007 e a previsão para todo o ano era de crescimento econômico contínuo, sem inflação, um baixo déficit de orçamento, e a estabilidade econômica em todas as frentes.
No final de 2008, quando alguns dos gigantes financeiros do mundo começaram a tropeçar e os mercados ao redor do mundo pareciam estar à beira do colapso, ninguém tinha certeza de como reagiria a economia frágil de