economia de empresas
TEMA: ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO
1. Responda, com base nas variáveis que influenciam a demanda de um bem, qual a diferença entre variação na quantidade demandada e variação da demanda.
2. Indique, na situação abaixo, quando ocorre variação na quantidade demandada e quando ocorre variação na demanda.
a) Uma super-colheita de trigo reduz os preços do pão. Mostre a alteração ocorrida nas intenções de compra de pão.
b) Um aumento no rendimento dos consumidores aumenta seu desejo de comprar televisores, o que faz subir os preços desses aparelhos.
c) Um aumento do ICMS (Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a gasolina faz aumentar o preço do combustível.
d) Com a chegada do verão, o preço das roupas de inverno diminui.
3. Um artigo do The New York Times descreveu uma bem-sucedida campanha de marketing da indústria de champanhe francês. O artigo observou que “muitos executivos estão surpresos com os preços estratosféricos do champanhe. Mas, ao mesmo tempo, têm medo de que os fortes aumentos do preço reduzam a demanda, o que provocaria uma diminuição repentina nos preços”. Que erro os executivos estão cometendo em sua análise dessa situação?
4. INSTITUTO RIO BRANCO [2004] (Com adaptações).
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue a seguinte afirmação:
O recrudescimento, na Ásia, da gripe do frango, conhecida cientificamente como influenza aviária, abre novos mercados para o produto brasileiro e desloca, para cima e para a direita, a curva de demanda por carne de frango no Brasil.
Para responder a questão 5, use o texto a seguir.
Bem de Giffen: O bem de Giffen é um bem que representa uma exceção à relação usual entre preço e quantidade demandada, pois quando seu preço cai (sobe), a quantidade demandada diminui (aumenta).