Economia de empresa
Trabalho final
António Assunção
Conteúdo
I. Introdução 2
II – Desenvolvimento 3
III – Conclusão 10
IV. Bibliografia 11
I. Introdução
• Objectivos do relatório
O objectivo deste relatório consiste numa reflexão crítica sobre a aplicação do modelo económico da discriminação dos preços no estudo empírico do sector dos transportes em Portugal.
• Metodologia
Vamos falar sobre como as empresas de transportes discriminam os preços ao consumidor com o objectivo de aumentar o lucro (objectivo final das empresas).
Começaremos por enumerar os tipos de discriminação de preços efectuados pelas empresas de transportes, seguindo-se uma análise sobre quais os tipos de discriminação de preços mais eficazes para a obtenção do objectivo final – o aumento da margem de lucro das empresas.
• Resultados esperados Esperamos demonstrar que o modelo económico da discriminação dos preços é aplicado pelas empresas de transportes com a finalidade não única, de rentabilizar os seus resultados.
II – Desenvolvimento
• Hipóteses do modelo
Práticas de discriminação dos preços;
Ganhos com a discriminação dos preços;
Discriminação de preços e bem - estar
Questões de implementação
• Explicação sintética do modelo e respectiva reflexão crítica
A discriminação de preços ou segmentação de mercados tem a ver com o facto das empresas, por vezes, praticarem preços diferentes para clientes ou grupos de clientes diferentes.
A discriminação dos preços justifica-se em determinadas circunstâncias estando relacionada com a elasticidade da procura.
A curva da procura está relacionada com a discriminação dos preços, porque se um grupo de consumidores está disposto a comprar uma determinada quantidade de um produto a um determinado preço, depois da empresa vender essa quantidade ao preço óptimo, ainda existe procura residual, mas para a qual a empresa terá que reduzir o preço.
Mas para esta opção de um segundo preço, será