Economia da Oceania
Na Matemática e na Geometria, um círculo ou disco é o conjunto dos pontos internos de uma circunferência. Por vezes, também se chama círculo ao conjunto de pontos cuja distância ao centro é menor ou igual a um dado valor (ao qual chamamos raio). A área A de um círculo pode ser expressa matematicamente por:
Onde r é o raio da circunferência e \pi (Pi) uma constante.
1ª Demonstração: Considere-se uma sucessão de polígonos regulares inscritos na circunferência. A área de cada um desses polígonos é dada por S = p.a , onde p é o semi-perímetro do polígono e a é o seu apótema. À medida que o número de lados do polígono aumenta, p converge para a metade do comprimento da circunferência (πR) e a converge para o raio (R). Assim S converge para πR.R=πR2. Por outro lado, à medida que o número de lados do polígono cresce, a sua área converge para a área do círculo. Conclui-se assim que a área do círculo é πR².
2ª Demonstração: Seja f uma semi-circunferência tal que:
Para calcular a área de um círculo, basta que calculemos a área abaixo do gráfico de uma semi-circunferência e dobremo-la. Portanto, basta calcular a integral definida:
Uma circunferência em ::
Para calcular a área de um círculo, basta que calculemos a área abaixo do gráfico de uma semi-circunferência e dobremo-la. Portanto, basta calcular a integral definida:
Conceito de Circunferência e CírculoDado um ponto O de um plano, vamos marcar nesse plano os pontos que estão em uma mesma distância rde O:
A figura obtida chama-se circunferência de centro O e raio r.Qualquer segmento determinado pelo centro e por um ponto da circunferência é igual ao raio.AO = OB = OC = raio
Dados um ponto O de um plano e uma distância r, chamamos de circunferência de centro O e raio r o conjunto dos pontos do plano que distam r de O.
A medida do segmento indicada por r e a circunferência de centro O e raio r por: C( O, r )Todo ponto do plano cuja distância em