Economia da china
A China é atualmente o país que mais cresce no mundo, sendo a segunda economia mundial, ficando atrás, apenas dos Estados Unidos, sendo desta forma, a nação que mais cresce economicamente nos últimos 25 anos, tendo uma média de crescimento de 10% ao ano. Com todo este crescimento, a população tornou-se menos pobre, porém a distribuição de renda ainda é muito desigual, sendo classificada como mediana baixa em relação a outros países. A China têm uma população que chega na casa de 1 bilhão e 300 milhões e tem o maior exército do mundo.
A China tem o terceiro ou quarto maior território do mundo, porém suas riquezas naturais são mínimas e sua população, na sua grande maioria reside dentro do território chinês. A agricultura avançou de um sistema coletivo para um sistema de responsabilidade familiar. Mais tarde, e com esse processo, houve a necessidade de liberação gradual dos preços dos produtos, a descentralização fiscal, aumento da autonomia das empresas estatais, implantação de gestores na indústria para que houvesse um meio de variar a grande quantidade de empresas privadas que se instalaram no ramo de serviços e manutenção leve.
Para que se possa abrir uma empresa na China, seus investidores necessitam de documentos que venham a comprovar sua real intenção de se instalar, comprovar e fornecer toda a documentação do país de origem, comprovando estar legalmente estabelecida, bem como as credencias das pessoas que irão gerenciá-la e representá-la em todo o processo. São necessários também, outros documentos que venham a provar sua permissão para atuar no ramo, sendo estas as licenças, bem como documentos que provem sua adequação e situação de operação. É importante salientar que a China é o principal parceiro comercial do Brasil, tendo um fluxo de compras e vendas, em 2010, entre os dois países de US$ 56,3 bilhões.
Com a abertura do mercado econômico, possibilitando que empresas de capital não estatal se instalassem em