Economia da China
CHINA
HISTÓRIA DA CHINA E A SUA ECONOMIA
A República Popular da China situa-se na parte leste da Ásia. A China tem uma área de 9.596.961 Km2 e uma população superior a
1.300.000.000 bilhões de habitantes. A sua capital é Pequim.
A história da China tem mais de quatro mil anos. Esta teve uma das civilizações mais velhas do mundo e, durante a Idade Média, a ciência e as artes chinesas eram mais avançadas do que as europeias.
Sendo um país comunista, a China adoptou o modelo de economia planificada e voltou-se para o desenvolvimento industrial, mas com o rompimento ideológico entre os partidos Comunistas de ambos os países, passou-se a focar novamente a agricultura.
Mao Tsé-tung lança o programa
"grande salto para frente", em
1958, que visava dotar o país de um sistema industrial completo, mas este projecto entrou em colapso já no ano de
1961.
Com a morte de Mao Tsé-tung, em 1976 inicia-se um novo plano de reorganização política e económica para a China e a nova constituição foi aprovada.
A partir da década de 1980 o país entrou em uma fase de grande crescimento económico. Os investimentos estrangeiros começaram a chegar, atraídos principalmente pelos baixos salários pagos aos operários e também pelo imenso mercado potencial de consumo.
A China praticamente já é a segunda economia mundial, lidera o mais espectacular ciclo de crescimento da história, exportou cerca de 800 bilhões de dólares por ano e recebeu cerca de 72 bilhões de dólares em investimentos em 2007.
Um dos problemas enfrentados pelos seus produtos é o conceito de baixo padrão de qualidade, para muitas pessoas o "made in China" actualmente é sinónimo de má qualidade.
ECONOMIA CHINESA NA ACTUALIDADE
A china entrou para a economia de mercado principalmente a partir da década de 1990 ajustando-se a um mundo globalizado. Esta China de aí em diante foi crescendo tornando-se uma das maiores potências