Economia brasileira
← Linha do Tempo
[pic]
[pic]
JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 até 1961)
• Vice do JK = João Goulart e isso fez com que os militares e o Congresso achassem que Juscelino iria fazer um governo de esquerda, tendo uma enorme oposição da marinha e da aeronáutica.
• Quem garantiu a posse de JK foi o General Lott do exército.
• O lema de JK era 50 anos em 5, ou seja, desenvolver o Brasil em 5 anos, o que outro Presidente levaria 50 anos. • Ele montou a capital para Brasília, em 1960 foi inaugurada Brasília. O que não deixa de ser um marco porque naquela época de 56 a 60, muito dinheiro circulou no Brasil, o desemprego caiu, a economia estava bastante aquecida. Então, o Governo dele foi um governo de economia aquecida. Ele investiu em rodovias por duas razões: 1) porque o sindicato dos ferroviários fazia uma forte oposição a ele, por isso ele não se preocupou com ferrovias; 2) o lobby (lobby=grupo de pressão) da Volkswagen para vir para o Brasil foi muito grande, a Volks fez muita pressão para que ele investisse mais em rodovias.
• O ponto positivo do Governo JK foi a vinda de multinacionais para o Brasil, a principal, a Volkswagen. E, também, que ele deu uma projeção internacional para o Brasil interessante. O Brasil era um país inexpressivo no cenário internacional, nós éramos conhecidos só pelo Pelé e pelo Carnaval. Então, ele deu uma projeção, o país começava a se modernizar, Brasília chamava atenção por causa da arquitetura, etc.
• O lado negativo do Governo JK foi o alto endividamento do país, ele declara moratória ao FMI, e isso pegou muito mal, naturalmente. A decadência do Rio de Janeiro se acentuou a partir do momento que a capital deixa de ser o Rio de Janeiro. Saques à Previdência que prejudicaram o caixa da Previdência. E aceleração do processo inflacionário.
JÂNIO QUADROS (1961)
• O governo dele iria de 1961 até 1966, mas ele governou apenas de janeiro