Economia Brasileira
1 – Pelo fato de assumir um contexto estratégico pertinentes nos negócios atuais envolvendo uma grande massa de recursos com uma ênfase maior ao âmbito financeiro, trazendo uma grande repercussão ao lucro. Com o avanço das tecnologias e também um melhor relacionamento com os fornecedores está se torna mais reconhecida, porém requer um constante aprimoramento de atualização e informação.
2 – A diferença de uma compra de um bem patrimonial e recursos matérias é o seu objetivo, uma empresa que e venda certa mercadoria é distinta a outra que compra a matéria – prima, agrega mão – de – obra e T.I e venda de um produto acabado, ou melhor, a compra de um bem patrimonial, e itens ou componentes que são vendidos sem modificações, já a compra de matéria – prima requer mudanças para posteriormente serem vendidos.
3 – A função de compras se situa na cadeia de suprimentos (supply chain) de forma inteiramente intensa no processo logístico, colhendo e processando informações, e auxiliando nas tomadas de decisões. Com novas metodologias de distribuição a função de compras se situa a adequar – se as necessidades do mesmo, no qual assume uma importância de um constante aperfeiçoamento, como exemplo, temos a nova adequação do sistema Just – in – time.
4 – As principais habilidades pessoais e competências profissionais que um gestor de comprar deve desempenhar é o seu comportamento como negociador e controlador de preços (poder de barganha), ambas as habilidades devem mexer com a economia da empresa, a saber, a melhor forma de se comprar, assim como os objetivos devem estar alinhados a estratégia da empresa, visando um melhor atendimento aos clientes internos e externos.
5 – Os departamentos são:
Jurídico: Entradas: contratos assinados , pareceres sobre o processo de compra e assessoria jurídica. Saídas: solicitações de pareceres, informações de campo sobre fornecedores;
Informática : Entradas – utilização do EDI, e-mail, intranets, extranets,