Economia Brasileira
POLO DE NOVA IGUAÇU
ECONOMIA BRASILEIRA
Resenha do Texto I
“O primeiro Governo Lula (2003-2006): Vitória do medo ou da presença?”, do autor Maxwel Ribeiro Moreira, apresenta os principais avanços do primeiro governo Lula, economicamente, e sua projeção no cenário internacional.
Primeiramente, o autor apresenta a trajetória de Lula na luta pela presidência, onde o processo eleitoral de 2002 foi muito diferente dos três anteriores, já que seu governo era de esquerda, inclusive abordando, também, o papel que a mídia exerceu como manipuladora da opinião pública com relação aos resultados eleitorais.
Dessa forma, o autor faz uma breve análise dos governos que antecederam o de Lula, com o intuito de apresentar as heranças para seu mandato e, além disso, deixar frisado o sucesso entre os anos de 1994-1998 que se teve com a instauração do Plano Real que proporcionou uma estabilidade econômica.
Dentre os fatores que contribuíram para a vitória da oposição nas eleições de 2002 estão: o distanciamento do PFL com relação ao PSDB devido a escândalos, problemas internos do PSDB para escolha do seu candidato a presidência, a mudanças da postura do PT e os problemas econômicos como, por exemplo, o desequilíbrio da balança comercial. O autor ressalta que entre tais fatores, a oposição aos aspectos econômicos e a mudança adotada na postura do PT foram considerados os mais importantes para a vitória da oposição.
O primeiro mandato de Lula é analisado, neste texto, pelas heranças recebidas do governo anterior, onde o autor considera que não houve apenas uma herança maldita no plano econômico, isto é, aquela que apresentava graves problemas estruturais, mas também uma herança bendita, referente a políticas públicas, uma política econômica consolidada, capazes de reverter a herança ruim deixada ao longo dos anos.
O autor aponta ainda, que a estabilidade dos preços foi a maior das heranças recebidas, a qual o novo governo deveria ter a