Economia Brasileira
O Brasil atualmente possui uma economia sólida e forte, nosso país está exportando um grande número de mercadorias de diversos tipos. Ocupamos o 7º lugar no ranking das maiores economias do mundo (referente a 2012).
Esses números poderiam ser melhores, mas para isso são necessárias algumas mudanças:
1 – Facilitar a abertura de novas empresas, diminuindo o tempo e a burocracia que existe.
2 – Organizar o sistema tributário, de forma que as empresas evitem o crescimento financeiro para driblar os altos impostos que impactam diretamente no lucro das mesmas.
3 – Criar Universidades de referência mundial, investindo na educação com qualidade, como exemplo as Universidades dos países de primeiro mundo.
4 – Abertura para o setor privado, fazendo diminuir a informalidade.
5 – Diminuir o monopólio de algumas organizações, aumentando assim a concorrência.
O Brasil gasta mais do que arrecada?
De acordo com o Impostômetro instalado em São Paulo, a arrecadação de impostos no Brasil chegou a 1 trilhão de reais, esse número gigantesco não garantiu uma melhora na capacidade de poupança e de investimentos do governo, ao contrário, foi acompanhado pelo crescimento do gasto público. Os gastos do governo geral também subiu, atingindo o recorde de 730 bilhões um valor que chega a 66% da arrecadação.
A arrecadação tem uma relação direta com o que é produzido no país, na medida em que ocorre um melhor desempenho da economia, há também uma arrecadação maior. O grande problema é a carga tributária continua sendo bem alta para uma qualidade de serviços públicos muito baixa.