Economia Atual
Introdução
Na atual conjuntura da economia mundial, com o advento de novas tecnologias desenvolvidas principalmente nas áreas de comunicação e informática, os setores produtivos e administrativos das empresas foram submetidos a acentuadas adaptações nas estruturas organizacionais.
Resumo
Na atual conjuntura da economia mundial, com o advento de novas tecnologias desenvolvidas principalmente nas áreas de comunicação e informática, os setores produtivos e administrativos das empresas foram submetidos a acentuadas adaptações nas estruturas organizacionais, na forma de lidar com os clientes para que pudessem acompanhar a agilidade dos processos, das necessidades e solicitações do mercado. O diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo da era industrial, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas que as integram, o grau de satisfação dos clientes, a quantidade de informação gerada e disseminada, dividida. O mundo vivencia uma nova era: “a era do conhecimento”.
Era da Informação
A ciência tomou formas para reduzir o uso de matéria-prima aumentando o uso do conhecimento. A informação e o conhecimento são, hoje, considerados produtos econômicos. Surge a economia da nova era da informação. A revolução da informação vem sendo seguida de transformações como a globalização, informatização, desintermediação econômica e intangibilização, o que levou ao fim da era industrial.
Capital Estrutural
Compreende os ativos intangíveis relacionados com a estrutura e os processos de funcionamento interno e externo da organização que apoiam o capital humano, ou, tudo o que permanece na empresa quando os empregados vão para casa. O capital estrutural pertence à empresa como um todo, pode ser reproduzido e dividido. Tecnologias, invenções, dados, publicações. Peter Druker, afirma: “somente a organização