Economia atual
Comércio Internacional/Externo: Todas as transações efetuadas entre um país e os restantes países, isto é, entre unidades residentes e unidades não residentes no país.
Razões que justificam a existência de comércio internacional:
Diferentes caraterísticas geográficas: Clima e Relevo diferentes nos diversos países. Diferenças Mundiais na distribuição dos Recursos. Diferentes graus de especialização dos países: Formação da população ativa e Inovação Tecnológica que influenciam fortemente o tipo de produções.
Diferença entre Comércio Interno e Comércio Internacional/Externo: O comércio é a atividade de troca que permite o escoamento dos bens. Esta atividade pode ser realizada entre agentes nacionais ou outros agentes de vários países. Quando é realizada dentro de território nacional por agentes residentes nesse país, designa-se Comércio Interno. Quando a atividade de troca é efetuada entre agentes nacionais e agentes do Resto do Mundo, denomina-se Comércio Externo.
Vantagens do Comércio Internacional:
Obter maior nível de bem-estar para os cidadãos; Acesso a um grande número de bens e serviços; Especialização da Produção.
Vantagem Comparativa: Um país uma vantagem comparativa na produção de um determinado bem se o produzir com um custo relativo mais baixo do que no outro país. CUSTO DE PRODUÇÃO DE LIVROS E BATATAS (horas de trabalho) País A Horas necessárias para fabricar 100 livros Horas necessárias para produzir uma tonelada de batatas RESOLUÇÃO 10 50 País B 12 80
Livros
País A 10:50 = 0,2 País B 12:80 = 0,15
Batatas
País A 50:10 = 5 País B 80:12 = 6,67
1
Registo das Transações
Entrada de moeda
•Valor positivo •Registo a crédito •Exportações
Saída de moeda
•Valor negativo •Registada a débito •Importações
Balança
de
Pagamentos:
Documento onde se registam todas as transações efetuadas pelas
unidades residentes num país com o Resto do Mundo, no período de um