ECONOMIA Atps
MICROECONOMIA/ DEMANDA OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO.
A IMPORTÂNCIA DA OFERTA E DA DEMANDA NA FORMAÇÃO DO PREÇO.
A microeconomia ou a teoria dos preços estuda e analisa a formação de preços no mercado.
A lei da oferta e da demanda busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado serviço ou bem; a oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto a demanda é o interesse existente em relação ao mesmo.
A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outros fatores relacionados aos produtos ou serviços. A demanda é influenciada pela preferência do consumidor, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto.
O fator determinante para a procura de um determinado produto deixou de ser o preço, pois o mesmo sofre alterações por causa de qualquer desequilíbrio entre a oferta e a demanda.
Dessa forma, pode se dizer que o preço de algo é determinado pelo próprio consumidor, pois quando esses passam a buscar mais um produto qualquer, produtor eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais se deseja adquirir o mesmo.
E quando um produto não é mais procurado o produtor é estimulado a deixar de produzi-lo para que não tenha despesas em relação à oferta sem demanda.
O preço de um produto é fixado levando em consideração a relação entre a procura e a necessidade do consumidor e, ainda os custos gerados na fabricação e o tempo gasto em sua produção. Os fatores que influenciam o consumidor a procurar um determinado produto são as necessidades em relação ao mesmo, o poder de compra, a concorrência, quantidade, a satisfação do cliente entre outros.
Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do produto, é a chamada lei geral da demanda, a demanda pode ser definida como a quantidade de certo produto que o consumidor deseja adquirir em determinado período de tempo, depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, as principais