Economia - Analise de uma noticia
Informe as vantagens e desvantagens do aumento das contratações de cargos de pouca qualificação a partir da leitura do texto do dia 10/08/2014 – Folha de São Paulo – Mercado - Expansão na base reduz abismo social mas limita economia.
Conforme o texto mostra, existem varias desvantagens e vantagens no aumento da contratação de mão de obra pouco qualificada. De fato houve uma queda no desemprego e nos índices de desigualdade social, a expansão salarial e os incentivos ao setor habitacional criaram ainda mais necessidade de contratação no setor de construção civil e ajudou a incentivar a formalização de quem antes trabalhava sem carteira assinada, mas numa visão geral a real situação pode ser vista de uma forma bem diferente.
A falta de mão de obra qualificada interfere diretamente no desenvolvimento do país, como mostrado no texto, temos o exemplo o setor da construção civil que esta muito atrasado uma vez que não se tem profissionais experientes e qualificados para desenvolver e modernizar o setor diariamente, por este motivo a procura por serventes de obra é alta e muitas pessoas sem qualificação acabam sendo promovidas, pois tem o mínimo necessário para ocupar uma vaga superior: experiência, mas a falta de qualificação e desenvolvimento educacional limita o desenvolvimento geral do setor.
Este caso se repete em vários outros setores do mercado brasileiro e este fator interfere diretamente o crescimento do país, que possui uma baixa produtividade devido a falta de mão de obra qualificada capaz de desenvolver os setores, principalmente os industriais.
De acordo com a Folha, outro ponto explicado por economistas, é o travamento do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), muitos trabalhadores foram contratados para prestar atividades que geram pouca riqueza para o país mas, com a alta contratação os salários ficam mais caros, logo se paga mais caro e o trabalhador não produz uma riqueza compatível ao país. O que também gera um