Economia Administra O E Meio Ambiente
1. Considerando as funções do governo estudadas nesta semana, quais seriam as possibilidades do governo em solucionar problemas ambientais de uma sociedade? Existiria uma ou outra função mais adequada?
Considero inúmeras as possibilidades do governo em solucionar os problemas ambientais de uma sociedade. Logicamente a maioria dos problemas ambientais não está constituída de maneira simplista e sim de modo complexo haja vista que entremeado à questão ambiental está uma sociedade que muitas vezes sofre à décadas com determinado problema que sempre se modifica, dependendo do local de referência.
Dentre as possibilidades do governo na solução dos problemas ambientais tem-se medidas de atuação de respostas rápidas (geralmente emergenciais) como aplicação de multa e incidência de impostos, como visto hoje nas medidas impostas pelo governo e concessionárias para evitar o “apagão” da água, principalmente no estado de São Paulo. Outras, são medidas de respostas mais a longo prazo, estas ligadas principalmente à educação ambiental de uma sociedade, coordenação das áreas de crescimentos das cidades, despoluição de mananciais, proteção dos recursos naturais, políticas e fiscalizações efetivas das queimadas, desmatamentos, emissão de esgotos e demais efluentes (domésticos, comerciais, automotivos e industriais), dentre outros.
Dentre as funções do governo não vislumbro função mais adequada para solução dos problemas ambientais. Os problemas ambientais na verdade podem ser considerados problemas econômicos/sócios/ambientais complexos que dependem da soma de esforços públicos e privados com implementação de efetivos instrumentos de política econômica e social para a promoção de melhorias ambientais da sociedade.
2. Como se dá as relações entre os agentes de um sistema econômico? Como se pode visualizar o papel do Engenheiro Ambiental nessas relações?
Considera-se agentes econômicos as empresas, famílias, setor público e setor externo. São divididos