Economia 1
1. Defina:
a) Demanda;
Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço, que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpreta como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer, mas não consumir um bem ou serviço por diversos motivos.
b) Quantidade demandada; variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
c) Lei da demanda;
Afirmação de que, tudo o mais mantido constante, a quantidade demandada de um bem aumenta quando o preço do bem diminui.
d) Bens normais – bem para o qual, tudo o mais mantido constante, um aumento na renda provoca um aumento na quantidade demandada.
Bens inferiores – aqueles cuja quantidade demandada diminui tudo o mais mantido constante, quando a renda aumenta.
Bens substitutos – dois bens para os quais, tudo o mais mantido constante, um aumento no preço de um deles aumenta a demanda pelo outro.
Bens complementares – bens para os quais o aumento no preço de um dos bens leva a uma redução na demanda pelo outro bem.
e) Demanda de mercado;
É o somatório de todas as demandas individuais por um dado bem ou serviço.
f) Oferta; é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo.
g) Lei da oferta;
Afirmação de que, tudo o mais mantido constante, a quantidade oferecida do bem aumenta quando o seu preço aumenta.
h) Oferta de mercado;
É o Somatório das ofertas de todos os vendedores.
i) Equilíbrio de mercado;
É a situação em que a oferta e a demanda coincidem.
j) Preço de equilíbrio;
É o preço que iguala oferta e demanda.
k) Excesso de oferta;
É a situação em que a quantidade oferecida é maior que a quantidade demandada.
l) Escassez de