Economia 1 Poupan A Investimento E Sistema Financeiro
1) Por que a Poupança é importante para um país?
A poupança é um determinante importante da produtividade de um país no longo prazo. Quando um país poupa uma grande parte de seu PIB, há mais recursos disponíveis para investimento em capital, e uma maior quantidade de capital aumenta a produtividade e o padrão de vida de um país.
Descreva a análise utilizando fórmulas:
Y=PIB,C=consumo,I=investimento,G=aquisições do governo, EL=exportações líquidas
Y=C+I+G+EL
Y=C+I+G(sem comércio com o exterior)
Y-C-G=I
Y-C-G=S(poupança)
S=I
S=(Y-T-C) + (T-G) T=montante
POUPANÇA PRIVADA=(Y-T-C)
POUPANÇA PÚBLICA=(T-G)
2) Descreva as principais instituições e mercados financeiros de um país
MERCADOS FINANCEIROS: instituições financeiras por meio das quais os poupadores podem fornecer fundos diretamente aos tomadores de empréstimos.
O mercado financeiro pode ser dividido em:
Mercado de Títulos: Um título é um certificado de dívida que especifica as obrigações do tomador do empréstimo para com o detentor do título. De maneira mais simples, um título é um acordo escrito para a devolução de uma dívida
Um título apresenta 3 características:
1. Prazo do título: o tempo até o vencimento do Título. Podem ser curtos, durando alguns meses, e podem ser longos, durando até 30 anos.
2. Risco de crédito: probabilidade de que o tomador deixe de pagar parte ou todo o valor do título. Esse não pagamento é chamado de inadimplência.
3. Tratamento Tributário: a maneira como a legislação tributária trata os juros ganhos sobre o título. Os juros da maioria dos títulos são renda tributável, de modo que o detentor precisa pagar parte dos juros recebidos como imposto de renda. Títulos Municipais não devem imposto de renda.
Mercado de Ações: As ações representam propriedade da empresa e, portanto, um direito sobre os lucros que a empresa obtiver.
As vendas de ações para levantar fundos é denominada financiamento do lançamento de ações.
Comparadas aos títulos, as