econometria
FAZER OUTRO GRAFICO
O consumo de energia, em especial a elétrica, é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade. Devido a sua importância, ela será a variável dependente do nosso modelo, ou seja, analisaremos de que forma as outras variáveis, que são independentes, estarão impactando no consumo de energia elétrica brasileira. Esse índice reflete tanto o ritmo de atividades dos setores industrial, comercial e residencial, quanto à capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente mais avançados.
Através do gráfico, podemos constatar a queda do consumo de energia elétrica através de fatos históricos; como em 1999 com a desvalorização da moeda brasileira e em 2001 em decorrência da intervenção do governo com as politicas de racionamento .
PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB):
Escolhemos o Produto Interno Bruto (PIB) como uma das variáveis independentes, pois a demanda de energia elétrica de um país está normalmente relacionada com sua atividade econômica. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Podemos notar um expressivo aumento do PIB de 1994 em diante. Esse acumulo deve-se principalmente ao inicio do Plano Real – considerado um dos mais bem-sucedidos planos de estabilização da economia brasileira – impulsionando o crescimento do PIB, inclusive nos anos seguintes. Nos anos que antecederam 1994, a variação do mesmo foi negativa, decorrente do turbulento cenário de hiperinflação e instabilidade.
COEFICIENTE DE GINI
Essa variável mede o grau de desigualdade na distribuição da renda domiciliar per capita entre os indivíduos. Seu valor pode variar teoricamente desde 0, quando não há desigualdade (as