ecologica
1. Introdução
2. O DNA em ação: Estrutura e Atuação (Resumo)
3. Tecnologia de Manipulação do DNA (Resumo)
4. Conclusão
Introdução
Atualmente, o nível de crescimento e desenvolvimento do estudo do DNA atingiu um nível tão elevado que já é possível o diagnóstico e a determinação da possibilidade de certas doenças, antes mesmo dos primeiros sintomas. Assuntos antes desafiadores, e talvez impossível de ter solução, como por exemplo, resolução de crimes e determinação de paternidade. No conteúdo desse trabalho, serão apresentadas algumas formas de manipulação, transformação, enfim, aquilo que hoje garças á tecnologia já é possível realizar com as moléculas de DNA. Como sabemos tudo aquilo que somos fisicamente e mentalmente, está resentuado em moléculas de DNA, servindo como nossa identificação e através do estudo cientifico, veremos agora, como é possível alterar isso.
O DNA
O DNA é a estrutura que identifica os seres vivos e apresenta características próprias que permite, mesmo em indivíduos de uma mesma espécie, diferenciá-los. Assim, pessoas de uma mesma família, irmãos, por exemplo, apresentam diferenças físicas determinadas pela variação do DNA presente em cada indivíduo.
O DNA é a sigla que abrevia o termo ácido desoxirribonucléico (ADN, em português), que é a maior macromolécula celular, formado a partir da união de compostos químicos chamados nucleotídeos. O nucleotídeo é formado por 3 substâncias:
- Base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, timina ou citosina; sendo que estas bases são complementares, tendo no DNA os seguintes ligantes: Adenina–Timina e Guanina–Citosina.
- Um grupamento fosfato.
- Um glicídio do grupo das pentoses, que no caso do DNA é a desoxirribose.
Os nucleotídeos estão organizados através de ligações que