Ecologia
Introdução
A ciência define energia como a capacidade de realizar trabalha. Com efeito, etimologicamente o termo “energia”, de origem grega, é quase um sinônimo de trabalho. Por sua vez, a Física conceitua trabalho como o produto de uma força pelo deslocamento que ela provoca no sentido em que é aplicada.
Assim, o Homem começou a utilizar a energia da Natureza entes mesmo de entender e saber reconhecer suas diversas formas.
Formas de Energias
Gravitacional, atração entre grandes massas.
Eletromagnética, presente quando cargas elétricas se encontram sob a atração ou repulsão de um campo elétrico.
Elástica, mola comprida, que realiza o trabalho ao se distender.
Térmica, sendo o calor.
Química.
Nuclear.
As Principiais Fontes De Energia
Energia Solar a mais importante para o Homem.
A energia do Sol é vital para a vida na terra e dessa fonte energética deveriam ainda outras formas de energia utilizável no nosso planeta.
Efeito estufa
É o aquecimento da terra , ou seja elevação da temperatura terrestre em virtude da presença de gases na atmosfera.
A queima de combustível fósseis, a perda de cobertura vegetal e algumas atividades agrícolas e industriais, vem causando o acúmulo de gases (CO² principalmente CFCS, N²O, vapor d’agua na atmosfera).
Essas substancias poluentes no ar que atingem os seres humanos através de sintomas distintos como: dores de cabeça, desconforto, casaco, irritações nos olhos e outras inúmeras doenças.
Para os animais a elevação da temperatura pode ser fatal, o efeito estufa afeta todos ecossistemas prejudicando as cadeias alimentares e provocando o desequilibreo ambiental.
O teor atmosférico de CO² passou de 280ppm (partes por Milão em volume) para 340ppm em 1980, para 2030 se estima 560ppm o dobro do nível correspondente.
Esses gases sem afetar a entrada da radiação solar impedem a passagem do calor que é reemitido pela terra. Isto contribui para aquecer o globo