ecologia
Ecologia é a parte da biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. Ela envolve também geografia, história, matemática, atualidades, química e física.
Na forma de organização, tudo começa pelos átomos, que formam moléculas, constituem as organelas, que fazem parte das células, que por sua vez formam os tecidos, responsáveis por dar origem aos sistemas, que complementando suas funções dão origem à complexidade do organismo.
A ecologia parte daí para adiante, então alguns conceitos são fundamentais para o entendimento do que veremos em meio ambiente.
População: é o conjunto de organismos de uma mesma espécie. Dois organismos pertencem a uma mesma espécie se quando intercruzados produzirem descendentes férteis.
imagem: downloads.open4groups.com No caso de algumas espécies que apresentam certo grau de parentesco, há possibilidade de cruzamento, mas não é um fato muito comum. O homem tem interferido por curiosidade, pesquisa ou tentativa de obter algo mais resistente ou produtivo, cruzando espécies diferentes, tanto de vegetais como animais.
O resultado desses cruzamentos são os híbridos, que normalmente são estéreis, pois a própria natureza se encarrega de inviabilizar. Exemplos: cão x lobo, leão x tigresa, porco x javali, canário x pintassilgo, jumento x égua.
Comunidade ou biocenose: é o conjunto de populações que habita um local que é o seu hábitat. Podemos dizer que a comunidade é a biodiversidade do local. Na comunidade se consideram todas as populações.
imagem: mundodastribos.com
Um aquário é um ecossistema criado pelo ser humano, fazendo uma simulação de um ambiente natural. Lá dentro se encontra uma comunidade (algas uni e pluricelulares, peixes, bactérias, fungos, caramujos, corais e outros seres vivos).
Ecossistema: é uma interação da comunidade com o meio, onde a comunidade é um conjunto de fatores bióticos (vivos) e o meio é um conjunto de fatores não vivos (físicos e químicos), chamados