ecologia
Há menos de 30 anos, muito pouca gente falava em Ecologia e Sustentabilidade. Agora, estamos todos preocupados, colaborando e nos envolvendo nesses assuntos. Poucas semanas atrás, comparecemos ao evento Hotéis Verdes, em Caracas, Venezuela, realizado e patrocinado pela Fenahoven e pelo Conseturismo e com a participação de importantes representantes de Associações de Hotéis da Argentina, da Colômbia e da Espanha e da OMT, o que mostra a relevância desse encontro e seu impacto positivo sobre nosso setor hoteleiro e, em termos gerais, sobre a região.
Vale destacar que a OMT fez uma excelente apresentação sobre o que representa hoje a política ecológica voltada ao setor de turismo, apresentando-nos, entre outras coisas, uma série de cifras realmente impressionantes. Entre elas, podemos citar: o movimento de turistas no mundo, que chegou a 1,035 bilhão de pessoas em 2012; as previsões de crescimento até 2030, que implicam o transporte de mais de 1,850 bilhão de pessoas; e o crescimento das companhias aéreas, do setor hoteleiro e do setor turístico em geral, crescimento este que, embora animador do ponto de vista comercial, é hoje responsável por 5% de todas as emissões tóxicas do planeta.
Os representantes das entidades estrangeiras, como as Associações de Hotéis da Argentina e da Colômbia e o FORMAGRUPO Internacional, expuseram o que cada uma delas fez em seu país. Apesar de não se poderem transferir ou copiar práticas ou políticas de eco-sustentabilidade em cada país, trata-se de importantes referências que podemos tomar como exemplo na América Latina. Tanto a OMT como a Corporação Andina de Fomento (CAF) e outras entidades