ecologia
Eco → oikos → lugar onde se vive, casa, ambiente Logia → logos → estudo, ciência, tratado
Ecologia: estudo dos seres vivos em sua casa, no seu ambiente e/ou ciência que estuda as relações dos seres vivos com o meio ambiente.
Odum (1972) → Ciência que estuda a estrutura e funcionamento da Natureza, considerando que a humanidade é uma parte dela.
→ Auto-ecologia: estuda as respostas das espécies aos fatores ambientais, em função de suas fisiologias e respectivas adaptações.
→ Sinecologia: estuda as interações entre as diferentes espécies que ocupam um mesmo ambiente, como estas se inter-relacionam e de que maneira interagem com o meio ambiente.
Meio Ambiente
“É o conjunto de condições físicas (luz, temperatura, pressão...), químicas (salinidade, oxigênio dissolvido...) e biológicas (relações com outros seres vivos) que cercam o ser vivo, resultando num conjunto de limitações e de possibilidades para uma dada espécie: o meio ambiente é tudo que nos cerca.”
Sempre heterogêneo, o meio ambiente, segue variando de um local para outro, dando origem a agrupamentos de seres vivos diferentes. Tais agrupamentos, as comunidades, interferem na composição do meio e são beneficiados ou prejudicados com essas transformações. O meio ambiente assim evolui, para melhor ou para pior, conforme a espécie considerada.
Indivíduos melhor adaptados ao ambiente mutante 'foram selecionados', por meio da seleção natural.
A seleção nem sempre é natural. O homem aprendeu a utilizar a mutação para produzir organismos que atendam a algum propósito útil ou desejável, criando o processo de seleção artificial.
Hábitat: local onde um organismo vive; ou ainda, é o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento de suas necessidades básicas – nutrição, proteção e reprodução.
Nicho ecológico: papel de uma espécie numa comunidade – como ela faz para satisfazer as suas necessidades.
Teoricamente, o hábitat seria aquele ambiente em que as condições