Ecologia
Prof. Dr. Luiz Augusto da Costa
Porto
DEFINIÇÕES GERAIS
Ecologia ⇒ do grego oikos = casa e logos = estudo.
Literalmente, ecologia é o estudo do “lugar onde se vive,” ou “padrão de relações entre os organismos e o seu ambiente”.
Segundo o Novo Dicionário Aurélio:
“ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o meio ou ambiente em que vivem, bem como as suas recíprocas influências.”
Economia ⇒ do grego oikos = casa e nomia = manejo, gerenciamento.
A economia traduz-se como o “manejo da casa.”
Então a ecologia e a economia companheiras. deveriam ser
Infelizmente ainda hoje, ecólogos e economistas são adversários antitéticos.
INTRODUÇÃO
Desde o início da história humana, a ecologia era de interesse prático.
Para sobreviver na sociedade primitiva, todos indivíduos precisavam conhecer o seu ambiente, ou seja, as forças da natureza e os vegetais e animais em volta deles.
O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e de outros instrumentos para modificar o ambiente. Com o avanço tecnológico a humanidade esqueceu que depende da natureza para suprir as necessidades diárias.
Os sistemas econômicos passaram a valorizar os serviços e produtos feitos por seres humanos e que trazem benefícios primariamente para o indivíduo, mas dão pouco valor ao produtos e serviços da natureza e que trazem benefícios a toda sociedade.
Enquanto não ocorrer uma crise, aproveitamos esses serviços e produtos naturais sem pensar; imaginamos que são ilimitados ou, substituíveis por inovações tecnológicas, apesar das evidências indicarem o contrário.
O paradoxo é que as nações industrializadas atingiram sucesso, desvinculando a sociedade humana da natureza, através da exploração de combustíveis fósseis, que estão sendo esgotados com rapidez e foram produzidos pela natureza e são finitos.
As leis básicas da natureza não foram revogadas, apenas suas feições e relações mudaram, à medida que a população mundial e