Ecologia
Na Sabesp, atualmente são tratados 111 mil litros de água por segundo, e esse número ainda tende a crescer , pois projetos de extensão e melhorias estão sendo feitos. o processo de tratamento de água são divididos em fases com um controle de dosagem de produtos químicos em cada um , e com um rigido controle de qualidade. As etapas são:
Pré-coloração: o cloro é adicionado a água, pois facilita a retirada de matéria orgânica e metais.
Pré-alcalinização: a água recebe cal ou soda, pra ajustar o ph
Coagulação: Adiciona-se sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido por uma agitação na água, para que as partículas de sujeira fiquem mais faceis de agregar.
Floculação: mistura lenta da água, para provocar a formação de flocos com a sujeira. decantação: separação dos flocos da água
Filtração: a água passa por tanques de pedras, areia e carvao, responsaveis por reter a sujeira que restou da decantação.
Pós-alcalinização: correção do ph, para evitar corrosão ou incrustação das tubulações.
Desinfecção: ultima adição de cloro, garantindo que a água chegue isenta de bacterias e virus até o consumidor. flouretação: adicionado fluor na água, previni cáries. Distribuição da água
Dos reservatórios, a água segue por tubulações maiores e entra nas redes de distribuição. o armazenamento é feito em caixas d’água. A partir dai, o cliente deve cuidar das instalações internas e da limpeza e conservação do seu reservatório.
Tratamento de esgoto
A Sabesp realiza diversos tipos para cada situação.
- Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente ( RAFA) : reator fechado, o tratamento occore por processo anaerobio, sem oxigenio. O esgoto sai da parte de baixo do reator e passa pela camada de lodo que atua como um filtro.