Ecologia
Níveis de Organização: Átomos – Moléculas – Organelas – Células – Tecidos – Órgãos – Sistemas – Organismos – Populações – Comunidades – Ecossistema – Biosfera.
Hábitat: É o lugar onde vive determinada espécie, por exemplo, a montanha onde vive o urso, o campo onde vive o coelho e assim por diante.
Nicho Ecológico: É o papel desempenhado por uma espécie em seu hábitat.Uma zebra, por exemplo, alimenta-se da vegetação, sendo portanto, herbívora.O leão alimenta-se da zebra, sendo assim carnívoro.Para definirmos nicho ecológico, além da alimentação, devemos também analisar aspectos referentes a hábitos comportamentais, tais como: se o ser vivo é noturno ou diurno; se o seu abrigo se localiza em uma árvore, toca, ou outro lugar e etc.
Cadeia alimentar: Uma cadeia alimentar é dividida em 3 partes, denominadas níveis tróficos: produtores, consumidores e decompositores.
Os produtores são autótrofos, o que quer dizer que são capazes de produzir seus próprios alimentos.Os consumidores são heterótrofos, o que quer dizer que não são capazes de produzir seus próprios alimentos.
Ex: Cadeia alimentar: Mato – Consumidor Primário – Secundário – Terciário.
Teia alimentar é o inter-relacionamento das diversas cadeias alimentares.
Procariontes: Não apresentam carioteca (membrana nuclear).
Eucariontes: Apresentam carioteca (membrana nuclear).
Classificação Biológica
Reino – Filo – Classe – Ordem – Família – Gênero – Espécie.
Nomenclatura Binomial:
1: O nome científico deve ser binomial, ou seja, composto por duas palavras.A primeira, referindo-se ao gênero e a primeira mais a segunda, juntas, determinando a espécie.
2:O nome deve ser escrito em itálico e/ou negrito.
3: O primeiro nome deve ser escrito com inicial maiúscula e o segundo, com inicial minúscula.Permite-se usar inicial maiúscula para o segundo nome quando se tratar de homenagem a uma pessoa do país onde a obra é publicada.
Ex: Trypanossoma Cruzi.
4: Quando se faz necessário indicar