Ecologia
Os organismos da Terra não vivem isolados. Interagem uns com os outros e com o meio. A ecologia é o estudo dessas interações na "casa" em que moram os seres vivos, ou seja, a Terra.
Os conceitos ecológicos fundamentais
- População é o nome dado ao conjunto formado pelos organismos de determinada espécie, que vivem em um lugar perfeitamente delimitado.
- Comunidade é o conjunto de todas as populações que se encontram em interação num determinado meio. É a parte biótica do meio.
- Ecossistema é o conjunto formado por uma comunidade e pelos componentes abióticos do meio com os quais ela interage. A comunidade de um ecos-sistema costuma ser formada por três tipos de seres:
- os produtores de alimentos - representados pelos autótrofos;
- os consumidores de alimentos - diferentes tipos de seres vivos heterótrofos (parasitas, predadores etc.);
- os decompositores - heterótrofos representados por bactérias e fungos.
A produtividade e o ecossistema
A atividade de um ecossistema pode ser avaliada pela Produtividade Primária Bruta, que corresponde ao total de matéria orgânica produzida, durante determinado tempo, numa certa área ambiental. Descontando-se desse total a quantidade de matéria orgânica consumida pela comunidade na respiração durante esse período, consegue-se a Produtividade Primária Líquida. A produtividade de um ecos-sistema depende de diversos fatores, dentre os quais os mais importantes são a luz, a H2O, o CO2 e a disponibilidade de nutrientes.
- Biosfera: a Terra é um grande ambiente de vida. Os organismos vivem numa fina camada do Planeta, que inclui a água, o solo e o ar. A biosfera é a reunião de todos os ecossistemas existentes na Terra.
- Hábitat: é o lugar em que vive cada organismo de determinada espécie componente da comunidade. É a "residência" do organismo.
- Nicho ecológico: é a função ou papel desempenhado pelos organismos de determinada espécie em seu ambiente de vida. O nicho inclui o hábitat,