Ecologia
CONCEITOS BÁSICOS DE ECOLOGIA
A palavra ecologia, criada pelo biólogo alemão Ernest Haeckel (1834-1919), em 1866 origina-se do grego: oikos = casa e logos = estudo. Assim, no sentido literal, ecologia é estudo das casas, ou seja, do meio, do ambiente ou, ainda, do hábitat.
ECOLOGIA É O ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E O AMBIENTE ONDE VIVE.
CONCEITOS:
ESPÉCIE – é um conjunto de seres vivos, geneticamente semelhantes, que em condições naturais se cruzam, produzindo descendentes férteis.
ESPÉCIME – designa um exemplar ou amostra de um qualquer material ou ser vivo.
POPULAÇÃO – é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocupam uma mesma área ao mesmo tempo.
COMUNIDADE, BIOCENOSE ou BIOTA – é o conjunto de populações interdependentes que vivem numa determinada área ao mesmo tempo.
ECOSSISTEMA – é o conjunto de seres vivos (bióticos) e nãovivos (abióticos ou biótopos) que numa determinada área trocam matéria e energia. É o conjunto formado por uma comunidade e os componentes abióticos ou biótopos (água, luz, gases, solo, sais minerais, etc.) com os quais essa comunidade interage. ECOSSISTEMA = BIOCENOSE + BIÓTOPO
BIOSFERA – é a região do planeta que contém os seres vivos e onde a vida é permanentemente possível. É o conjunto de todos os ecossistemas terrestres.
HÁBITAT – é o lugar onde vive uma determinada espécie, isto é, o endereço dessa espécie.
NICHO ECOLÓGICO – é a função ou o papel que um organismo desempenha em seu ambiente de vida. É a profissão desempenhada pela espécie no ecossistema.
ECÓTONE ou ECÓTONO – é a região de transição entre duas ou mais comunidades distintas, pertencentes a diferentes ecossistemas.
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS:
CADEIA ALIMENTAR E NÍVEL TRÓFICO:
TEIA ALIMENTAR :
Pirâmides Ecológicas
Pirâmides ecológicas representam, graficamente, o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos no decorrer da cadeia alimentar. Para tal, cada