ECODESING
Anhanguera Educacional
Anápolis, 12 de Junho de 2015
Alunos: Isadora Batista de Oliveira – 2485729359 – Eng. Elétrica
Paulo Henrique de Souza – 1598855321 – Eng. Produção
Raquel Cristina de Moura – 2485793388 – Eng. Produção
Professora: Vivian Galdino
Gestão de Sistema Ambiental
CONCEITOS E INTRODUÇÃO
Ciclo de vida, aspectos ambientais: extração de matérias-primas, etapas de transporte, sua fabricação, consumo, até o descarte.
Produto = Embalagem
A integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos, busca prevenir os impactos antes que eles aconteçam e minimizálos quando não for mais possível evitá-los.
Essa medida estratégia e fundamental para o setor produtivo quem vem sendo muito cobrado mundialmente .
PRINCÍPIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
1.
2.
3.
.
A quem se destina:
Industrias de embalagem.
Industria convertedora da embalagem e fornecedores de insumos , equipamentos e acessórios. Agencias de design de embalagens.
Comunicação: é parte integrante deste processo e deve englobar tanto a comunicação interna (funcionários da empresa) e externa ( Consumidores do produto que recebem a embalagem).
PRINCÍPIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Aspectos e impactos ambientais relacionados aos produtos e embalagem: os impactos ambientais de uma embalagem são grande parte determinados pelas entradas e saídas de materiais e energia geradas em todos os estágios do seu ciclo de vida, abrangem também a forma de uso da embalagem e seu descarte.
Ciclo de vida: deve garantir que qualquer melhoria efetuada num determinado estagio do processo fabril ou estrutura da embalagem não prejudique, mesmo que involuntariamente, o impacto ambiental em outros estágios.
PRINCÍPIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Trocas compensatórias: qualquer processo produtivo gera um impacto ambiental, porem deve-se buscar por outro que tenha um impacto ambiental menor.
Funcionalidade e vida útil: deve-se pensar em sua funcionalidade incluindo como ela esta adequada ao