Eco sustentabilidade
QUAIS AS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS?
O MARKETING SUSTENTÁVEL
Os problemas ambientais atingiram uma tal proporção que exigem atenção de todos os quadrantes da sociedade. Com início nos anos 80 do século XX, o movimento da sustentabilidade não busca soluções para problemas específicos mas sim uma coexistência do Homem com o ambiente. Significa ir ao encontro das necessidades humanas atuais sem reduzir a qualidade de vida das gerações futuras e do ambiente em que viverão.
Esta coexistência atinge-se com a utilização de tecnologias "verdes" (que usam energias renováveis e reciclam materiais), que originam uma economia sustentada, produtora de riqueza e postos de trabalho para muitas gerações, sem degradar o ambiente.
MARKETING E MEIOAMBIENTE
O objetivo do marketing verde é sensibilizar os consumidores para o ambiente.
Estudar o comportamento dos consumidores e as suas atitudes em relação às questões ambientais é a sua tarefa. A atualidade da temática e as crescentes preocupações com o aumento da degradação ambiental e também com o estado desse mesmo ambiente fazem deste assunto um assunto atual e com tendências a tornar-se num dos principais assuntos de interesse das populações.
O Marketing verde pode ser assimilado pelas empresas como uma ferramenta estratégica. Para viabilizar este objetivo é necessário desenvolver uma cultura de comunicação capaz de integrar conteúdos de vários departamentos técnicos ligados ao meio ambiente e qualidade de vida. É responsável em dar forma à política ambiental da empresa, auxiliando a otimizar e a implementar seu aperfeiçoamento integrado a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
O Marketing ambiental, também chamado de "Marketing Verde" é destinado à minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar a sua qualidade. Em um estudo, 93 % dos adultos disseram que o impacto ambiental provocado por um produto definia suas decisões de compra (Churchill, 2000).
Esta