Eclusa
ECLUSA
Limeira
2013
ECLUSA
“O objetivo deste trabalho é explicar o funcionamento de uma Eclusa, que nada mais é do que o mecanismo onde é possível transportar barcos por canais com diferenças de altitude através de um sistema de comportas. Para explicar o funcionamento de uma eclusa é necessário conhecer alguns termos da parte da física chamada mecânica dos fluidos, tais como, Definição de Fluido, Definição de Vazão, Definição de Pressão, Principio de Arquimedes, Equação da Continuidade e principalmente Equação de Bernoulli.”
Limeira
2013
SUMÁRIO:
4
7
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho tem por objetivo a explicação da chamada Eclusa, que nada mais é do que o mecanismo onde é possível transportar barcos por canais com diferenças de altitude através de um sistema de comportas.
Para explicar o funcionamento de uma eclusa é necessário conhecer alguns termos da parte da física chamada mecânica dos fluidos dos quais serão desenvolvidos a seguir.
ECLUSA:
Uma eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras). Funcionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do rio. Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara. A comporta de jusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de montante pode ser aberta e a embarcação sai da eclusa.
01
Quando a embarcação precisa descer o rio ela entra na câmara pelo lado montante da eclusa. A seguir, fecha-se a comporta de montante e esvazia-se gradualmente a câmara até que se atinja o nível do reservatório inferior. A porta de jusante é aberta e a embarcação sai da eclusa. As operações