ECHINODERMATA
Animais espinhosos
EMILY, 06
LAÍS , 17
LARA, 18
PROFª CAMILA – BIOLOGIA
1. Características o Formam um grupo de animais invertebrados, como as estrelas-do-mar, as bolachas-da-praia e os ouriçosdo-mar, etc.
o
Pertencem ao filo Echinodermata (do grego echinos, espinhos, ederme, pele), os animais desse grupo apresentam espinhos na pele, o que lhes possibilita a maior segurança contra predadores.
o
São encontrados exclusivamente em ambiente marinho. São bentônicos, isto é, vivem fixos ou locomovem-se junto ao leito oceânico.
o
Todos equinodermos são isolados e têm vida livre, e não há no grupo nenhum representante parasita.
o
Os equinodermos são animais triblásticos celomados e sem segmentação no corpo
o
São os primeiros animais chamados de animais deuterostômios, ou seja, o blastóporo, durante o desenvolvimento embrionário, diferencia-se em ânus e a boca surge na extremidade oposta, a partir de um novo orifício.
o
Possuem um endoesqueleto de origem mesodérmica, formado por placas calcárias parcialmente articuladas. Dessas placas, partem os espinhos que se projetam para fora do corpo desses animais.
o
A superfície do corpo é formada por pedicelárias (empregados na limpeza de detritos que se depositam no corpo. Em algumas espécies, essas pedicelárias inoculam veneno) e por pápulas (brânquias que auxiliam nas trocas gasosas e a excreção)
o
Apresentam simetria radial, geralmente com o corpo podendo ser dividido em porções semelhantes em quantidade de cinco ou múltiplo de cinco. Devido a essa possível divisão, a simetria dos equinodermos é chamada penta radial.
2. Sistema Ambulacrário o Somente os equinodermos são providos pelo sistema ambulacrário. Tal sistema é responsável por diversas funções dos equinodermas, como respiração, excreção, locomoção, fixação e captura de alimentos.
o
É formado por um conjunto de canais, ampolas e pés, por onde circula a água do mar.
o
A água entra no sistema pela placa madrepórica ,alcança vários