Echinodermatas
Introdução
Neste trabalho será abordado o Filo Echinodermata, sua alimentação, principais componentes, reprodução. O filo surgiu no Período Cambriano mais recente, possui em sua composição cerca 7000 espécies vivas e 13000 extintas.
Os echinodermatas (do grego echinos = espinho derma = pele) chamados também de equinodermes, equinodermas, ou equinodermos, tem em sua composição animais deusterostômios exclusivamente marinhos de vida livre, exceto por alguns crinóides que são fixos por substratos rochosos, apresentam também sua exceção, os camatulídeos, que se locomovem utilizando os braços.
Características dos Equinodermos
A característica mais marcante dos equinodermos é um sistema de lâminas, canais e válvulas, conhecido como sistema aquífero ou ambulacrário. O sistema se relaciona com o caminhar, respiração, circulação, excreção e ate a percepção do animal.
Os pés possuem paredes musculares e ampolas que acumula líquido, sendo que a pressão exercida sobre esse líquido determina a expansão ou retração dos pés fato que culmina a locomoção do individuo, quando a pressão do liquido é mais forte nos pés esse fica mais rígido e quando é mais fraca o mesmo fica mole essa diferença faz com que o individuo se locomova.
O sistema digestório desses animais contem apenas boca, estômago, intestino e ânus, sendo que o estômago só está presente nos equinodermos carnívoros, possuindo glândulas que produzem substancias digestivas;
Sistema Hidrovascular
O sistema hidrovascular ou sistema aquífero também conhecido como sistema ambulacral derivado de um compartimento de celoma, a qual se projeta da superfície do corpo formando assim uma serie de estruturas tentaculares, estes aumentam e diminuem de acordo a pressão do fluido no interior do seu corpo, tem uma abertura no seu corpo para o meio externo, geralmente presente. Locomovem-se por pés ambulacrais, que protraem das áreas ambulacrais, pelos movimentos dos espinhos ou braços se estendem a partir