Echinococus
1. INTRODUÇÃO O Echinococcus granulosus é um cestoda que tem distribuição cosmopolita estando presente em todos os continentes. A forma adulta ocorre nos canídeos e a sua forma larvar em uma grande gama de herbívoros.
2. MORFOLOGIA
Verme Adulto
Vermes Adultos no Intestino
Ovo
Larva - Cisto Hidático
a: Membrana Adventícia – é uma reação tecidual do órgão parasitado à presença da larva; b: Membrana Anista – é secretada pela membrana mais interna do cisto (membrana prolígera), funciona como uma barreira defensiva às defesas do hospedeiro; c: Membrana Prolígera – é responsável pela proliferação do parasito, reveste internamente todo o cisto e origina as vesículas prolígeras;
d: Vesícula Prolígera – dá origem, internamente, de dois a sessenta escóleces; e: Escólex (Protoescóleces) – apresentam-se invaginados dentro de uma pequena vesícula e possui quatro ventosas e um rostro com ganchos; ah: Areia Hidática: formada por escóleces isolados e por fragmentos de membrana prolígera e vesículas prolígeras. Obs: No interior do cisto hidático, encontramos também o líquido hidático que possui composição semelhante ao plasma sanguíneo.
Areia Hidática
Hidatidose Cerebral
Cisto Hidátiço
3. HABITAT Verme Adulto Cisto Hidático 4. CICLO BIOLÓGICO
5. TRANSMISSÃO - Echinococcose - Hidatidose 6. PATOGENIA - Verme Adulto - Larvas 7. DIAGNÓSTICO Clínico: não é utilizado em cães. Laboratorial: - Echinococcose: exame de fezes. - Hidatidose: imunológico e imagem. 8. EPIDEMIOLOGIA Ciclos rurais, domésticos e silvestres 9. PROFILAXIA - Melhorar as condições de criação de ovinos; - Abolir o uso de cão pastor; - Proibir a alimentação de cães com vísceras cruas dos hospedeiros intermediários; - Controle de matadouros, incinerando vísceras que contenhas cisto hidático; - Eliminação de cães errantes; - Tratamento dos cães contaminados.