EBTIDA CONTABILIDADE
Nome: Mariana Terrenas da Silva
RGM: 132177-3
Profº Tenório
Abril de 2014/São Paulo
CONCEITO DE EBTIDA
O EBTIDA é um indicador financeiro considerado muito importante para os empresários e administradores pois:
É ele quem representa quanto uma empresa gerou de recursos através de suas atividades operacionais;
Também possibilita aos administradores a análise do processo de geração de valor com um todo e não apenas o resultado final da empresa.
Pode ser utilizado no mercado de ações porque disponibiliza a comparação direta de diversas organizações, companhias e etc.
SIGNIFICADO E CÁLCULO
A sigla deste indicado financeiro tem como significado: Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization que na língua portuguesa significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Sendo assim, o EBTIDA também pode ser chamado pelo nome de LAJIDA.
Já para encontrar o EBTIDA de uma empresa, é preciso fazer o cálculo da seguinte maneira:
Para se encontrar o lucro operacional, é preciso fazer uma subtração a partir da receita líquida, do custo dos produtos vendidos, das despesas operacionais e das despesas financeiras líquidas.
Depois disso, basta somar ao Lucro Operacional os juros, a depreciação e amortização. Como mostra mais ao menos no modelo a seguir:
LIMITAÇÕES E CRÍTICAS
Por mais que o EBTIDA/LAJIDA tenha um grande reconhecimento, alguns críticos apresentam alguns argumentos contra a utilização deste indicador:
Por sua apuração ser fácil, o EBITDA é bastante utilizado como a mais importante medida de resultado de muitas organizações. Porém, seu resultado pode oferecer uma falsa ideia do verdadeiro potencial de investimento de uma empresa, dando assim uma falsa perspectiva sobre a efetiva liquidez da mesma;
O EBITDA também não considera as mudanças no capital de giro e dessa maneira, acaba sobrevalorizando o fluxo de caixa em períodos de crescimento do capital de