Trabalho de Gestão e análise de orçamentos
RESUMO
O processo de analise do orçamento acontece ao longo de todo o desenvolvimento do orçamento. Entende-se por sistemas e procedimentos de orçamentos a utilização por parte da empresa de controle no processo decisório através da elaboração de orçamentos de vendas, orçamento de despesas operacionais, orçamentos de produção física, orçamento de custo de produção, orçamento de capital e orçamento de caixa.
A elaboração desse orçamento fundamenta-se no planejamento geral da empresa, e o seu acompanhamento sistemático resulta no controle, que é feito através da analise dos desvios apurados que podem indicar a influencia das variações positivas ou negativas na meta a ser atingida. A analise inicia-se depois de estabelecida o cronograma de elaboração do orçamento, especificando as datas definitivas o departamento de orçamentos analisa a viabilidade e exigibilidade. Depois das datas o departamento de orçamentos verifica se as áreas estão respeitando as datas de entrega. O controle dos meios dá-se pelo acompanhamento da execução das tarefas em relação a como se espera que cada uma delas seja implementada. Para cada tarefa, é preciso uma confirmação da sua realização e da forma como isso ocorre.
1. INTRODUÇÃO
Como instrumentos de administração, os orçamentos elaborados fornecem direção e instruções para a execução de planos, enquanto o acompanhamento, levantado ao controle, permite a comparação das realizações da empresa ao que tenha sido planejado.
A elaboração de orçamentos predetermina as unidades que serão responsáveis por certos resultados (receitas, despesas, volumes de atividade, qualidade de atuação etc.) dentro do período sob planejamento.
De nada adiantará apenas planejar e, através do orçamento, atribuir responsabilidades pela execução, sem ir verificar, se as responsabilidades estão sendo apropriadamente cumpridas. Isso é permitido, ao nível das operações anuais, pelos relatórios de controle