Ebtida e eva
Disciplina: CONTABILIDADE FINANCEIRA
Caxias do Sul, 16 de abril de 2012.
Análise EBTIDA / EVA
No progresso da diversificação dos indicadores contábeis utilizados nas organizações da atualidade, torna-se bastante usual a gerencia de indicadores para avaliações globais e ou específicas do negócio. Em geral, as empresas de capital aberto, costumam tratar em especial os indicadores EBTIDA e EVA, objetivando a essência do resultado das organizações. A seguir, um breve parecer sobre os indicadores supracitados.
O EBTIDA, sigla em inglês de Earnings Before Interests Taxes, Depreciation and Amortization, traduz-se a Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Ou seja, não considerando no cálculo o pagamento de dívidas, empréstimos, juros, depreciação de equipamentos e instalações, e ainda imposto de renda.
Desta forma, o EBTIDA revela em sua operação a medida da produtividade e eficiência do negócio. Ou seja, o verdadeiro Lucro gerado pelas operações da empresa independendo de sua estrutura financeira ou patrimonial. A partir deste resultado, pode se analisar se o lucro da operação específica será suficiente para as demais variadas despesas do negócio, tais como remuneração de juros sobre o capital de terceiros, imposto de renda, depreciação e amortização.
O indicador permite também a análise da variação percentual do índice, comparando diferentes exercícios. Assim, apresentando aos investidores o crescimento ou queda da eficiência ou produtividade da empresa.
Diferente da especificidade do EBTIDA, o EVA, sigla em inglês de Economic Value Added, ou seja, Valor Econômico Adicionado, revela em sua apuração uma análise mais Global da operação, uma vez que trata do valor que a empresa agrega à riqueza dos acionistas.
Nas demonstrações contábeis, consideramos de maneira exata, apenas o custo de capitais obtidos através de endividamento, uma vez que os contratos explicitam suas condições de pagamento com juros e