Ebola
O Ebola nada mais é que uma doença viral, ou então uma febre hemorrágica causa pelo vírus ebola. Esta doença é altamente contagiosa e é contraída através de secreções contaminadas pelo vírus, ou seja, saliva, sangue de alguém contaminado é capaz de passar o vírus.
O Ebola tem como principais sintomas: Febres altas, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça, inflamação na garganta, além de vômitos e sangramentos internos. Os sintomas aparecem entre dois e 21 dias, após o contato com o vírus e mata 60% dos infectados em 4 a 10 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. Devido a todos esses fatores é difícil se diagnosticar o ebola já que normalmente é confundido com uma doença comum devido aos sintomas. Para se identificar o ebola é necessário se submeter a uma série de exames, com o máximo de segurança possível, pois, caso contrário a doença pode ser transmitida durante o exame.
A melhor forma de se prevenir contra o ebola é a implantação dos hábitos básicos de higiene, como a lavagem das mãos, desinfecção de produtos etc. Para médicos que tratam pacientes, deve-se redobrar o cuidado, pois este é mais exposto ao vírus do que os outros, para isso, além da desinfecção de seus utensílios, o médico utiliza uma roupa especial que o protege de qualquer secreção do paciente.
O ebola ainda não tem um remédio que sane seus efeitos e a vacina ainda está em processo de desenvolvimento, normalmente o tratamento do ebola é feito tentando aliviar os sintomas como febre e hemorragias, além diminuir o contato do paciente com outras pessoas através da quarentena.
O vírus do ebola esta se espalhando de forma assustadora pelo mundo, podendo chegar ao nível de pandemia, os governos de países que tiveram casos de ebola diminuíram o fluxo de passageiros nos aeroportos em voos internacionais para que a doença não se espalhe mais, numa tentativa de diminuir este risco.
Concluindo posso dizer que a melhor forma de se proteger do ebola é se alterando os hábitos de higiene