Ebola no Brasil
Ebola: entenda a doença que já matou mais de 4 mil pessoas
De acordo com o município, os protocolos internacionais de prevenção estão sendo adotados, com isolamento da unidade e ruas de acesso interditadas. A expectativa é de que o paciente seja transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde já foi acionado.
O primeiro caso suspeito da doença, já negado, aconteceu a 150 quilômetros do local, em Cascavel. O homem de 47 anos havia saído da Guiné, também na África, e chegado ao Brasil no dia 19. Ele teve febre e passou por dois exames de sangue, feitos por uma unidade da Fiocruz no Pará, que negaram a presença do vírus. Ele recebeu alta na manhã dessa quarta-feira (15).
Os profissionais de saúde de Pernambuco participam de uma capacitação sobre medidas de segurança e manejo clínico de pacientes com suspeita do vírus ebola, nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17). As aulas serão realizadas no salão de convenções do Real Hospital Português, às 9h, localizado no Paissandu, área central do Recife. A expectativa é de capacitar cerca de 250 profissionais - do Samu, Bombeiros, UPAs, policlínicas, unidades de saúde privadas, hospitais metropolitanos e regionais, além das seis grandes emergências do Estado.
Expectativa é de capacitar cerca de 250 profissionais
Expectativa é de capacitar cerca de 250 profissionais Foto: AFP
Serão reforçadas as medidas de biossegurança,