Eadi
A Estação Aduaneira Interior - EADI, que muitos conhecem como "porto seco" (dry port), é um terminal alfandegário de uso público, situado em uma zona secundária.Destina-se à prestação, por terceiros, dos serviços públicos de movimentação e armazenagem de mercadorias sob controle aduaneiro.
Zona Primária
É a área que compreende as faixas internas de portos e aeroportos, recintos alfandegados e locais habilitados na fronteira terrestre
Zona Secundária
Área que compreende o restante do território aduaneiro,sendo seus recintos alfandegados representados pelos entrepostos, depósitos, terminais e outras unidades destinadas ao armazenamento de mercadorias importadas ou exportadas, para serem movimentadas ou permanecerem sob controle aduaneiro.
O EADI, também é chamado de CLIA
(Centro Logístico e Industrial Aduaneiro)
O que é EADI?
As EADIs ou Portos Secos são na verdade,zonas capazes de estimular as exportações,possibilitando a melhoria da performance da balança comercial brasileira.Servem para resolver um dos principais problemas que possuímos face a nossa geografia econômica, a logística.
Importante
Vale lembrar que a logística pressupõe movimento de bens e serviços dos pontos de origem aos pontos de uso ou consumo.
A atividade de transporte executa este movimento gerando os fluxos físicos dos mesmos ao longo dos canais de distribuição, que também são relacionados com a movimentação das unidades de transporte.
Importante
• TRA - Terminais Retroportuários Alfandegados
São instalações situadas em zona contínua ao porto,compreendidas no perímetro de 5 (cinco) quilômetros da zona primária, onde são executados serviços de operação, sob controle aduaneiro, com carga de importação ou exportação, embarcadas em container,reboque ou semi-reboque.
Importante
• MIC-DTA - Manifesto Internacional de Carga
Declaração de Trânsito Aduaneiro é um documento aprovado pelo países integrantes do Mercosul para permitir a circulação do veículo de um país a outro, sem