Logística - tra e eadi
ALFANDEGADOS
Logisticamente, tão importantes quanto os terminais portuários são os recintos alfandegados localizados em zonas secundárias, que permitem a armazenagem a médio prazo, despacho, nacionalização e transferência do modal de transporte, de mercadorias sob regime aduaneiro. Situamse em áreas particulares, adjacentes aos portos a retaguarda dos portos organizados e requerem a existência de uma zona primária contígua, de forma a prestar serviços de importação com embarque de mercadorias através de container, reboques, semi-reboques, etc.
Esse sistema permite que as cargas containerizadas sejam removidas do navio direto para o Terminal Alfandegado, sendo responsável pelo desembaraço e liberação das mercadorias durante todo o percurso.
O prazo de permanência das mercadorias nos TRAs é de 90 dias
Tarifas são as mesmas utilizadas pela
CODESP sem quaisquer custos adicionais.
OS TRA’S PODEM SER INSTALADOS:
Em zona contínua a do porto alfandegado e com permissão do Município; áreas que ofereçam boas condições de operacionalidade e segurança recursos humanos suficientes para prestação dos serviços aduaneiros.
A quantidade de terminais será proporcional ao movimento de unidades de carga do porto.
SERVIÇOS
Armazenagem
Desova
Manuseio
Reparos e limpeza de containers
Consolidação e estufagem de cargas
Separação de mercadorias importadas para fins de transporte, a carga é retirada do navio, ela é lacrada no terminal molhado e levado diretamente ao pátio do terminal;
A carga pode ficar armazenada no terminal por até 1 ano.
O QUE É UMA EADI
EADI é um terminal alfandegário de uso público, localizado num porto seco, em zona secundária.
As
EADIs oferecem serviços de desembaraço, entre postagem, desova, movimentação de containers e mercadorias em geral, destinadas à importação ou exportação.
Um dos objetivos da EADI, é aliviar o fluxo de mercadorias nos
portos,