E1 – Serviços Preliminares, Fundações Rasas e Fundações Profundas
1- Por que antes do início dos serviços preliminares de construção, deve-se realizar a vistoria no local da obra e nas vizinhanças? Existe norma técnica (NBR) que regula este procedimento? Qual? Para este caso específico, proponha um roteiro de como você realizaria esta visita, destacando os principais pontos que deverão ser observados. Como propõe que seja feito o registro?
Antes dos estudos preliminares deve ser feito uma inspeção técnica de vizinhança no local da obra. Essa vistoria técnica tem múltiplos objetivos, incluindo particularidades do terreno, transporte, remoção de entulho, segurança local, características técnicas e ambientais dos imóveis, e também as condições sócio econômicas dos vizinho. A norma técnica que regula este procedimento é a NR18 (Ministério do Trabalho e Emprego).
-Visita na pratica:
Durante a visita o local deverá ser fotografado externamente a partir das vias públicas com vistas diversas, e internamente apresentando os limites do canteiro e das edificações confrontantes. É importante que tenha um foto de cada ambiente do objeto de vistoria mesmo que não sejam encontradas falhas e anomalias, caso seja encontrado fotografar e fazer apontamentos com setas para o local. As anomalias encontradas devem ter descrições objetivas para fácil identificação e localização. Deve ser feito um levantamento de idade, e de conservações dos imóveis, para poder fazer um bom laudo.
• Recomenda-se que o incorporador/construtor promova o informe prévio sobre a
Necessidade da permissão das vistorias aos vizinhos.
2- Que problemas a engenharia pode ter com a falta de energia elétrica, água e esgoto na instalação da obra?
Esses três itens são elementos de extrema importância para a execução da obra, com a falta de agua vamos ter problemas com a cura do concreto, higiene pessoal dos funcionários, banheiros e refeitórios etc. com a falta de energia a maioria dos equipamentos,