dvfdefdf
1692 palavras
7 páginas
IntroduçãoSistemas prestadores de serviços frequentemente geram filas de usuários. As filas, que acarretam na perda de produtividade de todo o sistema, causam redução do nível de serviço ao consumidor final e custos extras, visto que a existência de filas e o tempo de permanência nelas estão relacionados com a eficiência do sistema prestador de serviços. Quando se trata do setor da saúde, devem-se considerar ainda as consequências que o atraso gerado por espera em uma fila pode ocasionar a um indivíduo enfermo, como a diminuição da probabilidade de cura e a gravidade das sequelas.
Descrição do senário atual:
O sistema de filas estudado neste trabalho está associado à recepção do Pronto Atendimento situado no município de São Mateus, no estado do Espírito Santo, como mencionado anteriormente. Ele é delimitado da porta pela qual os usuários entram no Pronto Atendimento até a sala de recepção, onde se encontra um guichê em que o atendimento é realizado, conforme imagem abaixo.
o período analisado foi uma segunda-feira (05/09/2011), de 07h30min às 10h30min, que engloba o período de pico do pronto atendimento que é de 08h30min às 09h:30min. Observa-se que a coleta de dados iniciou uma hora antes e terminou uma hora depois do período de pico.
Os dados coletados foram os seguintes:
Intervalos entre as chegadas
Duração de atendimento de cada usuário do sistema:
http://aserlorenzo.com/manSQL/Oracle/ddl/indices.htm
Índices
Os índices existem para melhorar o tempo de resposta das pesquisas, mas a sua utilização atrasa as operações de INSERT, DELETE e UPDATE, porque a alteração da tabela implica uma actualização dos dados do índice. Como consequência, o programador deve minimizar a criação de índices, utilizando-os apenas quando são mesmo necessários.
• Introdução aos índices
• Como funcionam os índices b-tree?
• Criação de um índice
• A selectividade de um índice
________________________________________
Introdução aos