duvidas
MEU INTERESSE É O QUE A VIDA NOS ESCONDE
QUINTA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2009
Serafim e seus filhos
Historinha baseada na música homônina de Ruy Maurity e José Jorge
- Papai, existem lobisomens?
- Não, minha filha.
- Então por que tem filmes na televisão que...?
- Filha, veja bem. Estas histórias são chamadas de lendas. Ou seja. Alguém inventa uma história, que será repetida para outras pessoas e outras e mais outras. Espalha-se. Mas, na verdade, são criadas por algum motivo, que na maioria das vezes a gente nem sabe. É a mesma situação que ocorre com a mula-sem-cabeça, saci, papai noel, vampiros e outros seres esquisitos.
- Então, porque inventaram o lobisomem?
- Tem pessoas que dizem que um homem transformava-se, em parte, em lobo, nas noites de lua cheia para pagar seus pecados ou então por praga de alguém. Não tenho certeza. Meu avô me contava uma história, que ele chamava de causo, sobre um lobisomem numa família.
- Como é a história, papai?
- Oh meu deus! É muito comprida e complicada. Não sei se você vai ter paciência.
- Pode começar.
- Está bom. Ouvi este causo várias vezes do meu avô, lá no interior, onde nasci. Coitado, ele já morreu há tanto tempo, muito antes de você nascer. Vou recordar a história de Serafim e seus filhos.
- Serafim?
- Sim, minha filha. Meu vô me contava que havia uma família de quatro homens e uma mulher. Eram o velho Serafim e seus quatro filhos: João Quebra-toco, Mané Quindim, Lourenço e Maria. Vovô me garantiu que conheceu a Maria, a única que sobreviveu das desgraças da família, quando tinha mais de 60 anos e vivia num asilo para velhos, esquecida de todos e do mundo. Meu avô trabalhou como faxineiro no asilo.
- O que é desgraça da família? E que o lobisomem tem a ver com a Maria?
- Desgraça é uma tragédia, acontecimento ruim. Muita coisa triste ocorreu com a família. Agora, quanto ao lobisomem, você tem de esperar o final da história.
- Mas...?
- Calma filha, vou tomar um café para