Duvidas sobre a inclusão escolar com deficiência intelectual
1- Vou receber um aluno deficiente. Como devo tratá-lo?
Em primeiro lugar. Não se revista nem de dó nem de culpa apenas aja naturalmente.
Se for uma criança, brinque com ela, converse, dê atenção – sua atenção, suas brincadeiras poderão ser uma importante fonte de estimulação. Crianças com deficiência mental precisam ser estimuladas a participar, e a interagir. Permitir que ela brinque converse com os alunos e que os alunos brinquem com ela – é o primeiro passo para a aceitação das diferenças, e com isto trabalhar o preconceito e a discriminação. Seja natural, diga palavras amistosas, evite a superproteção.
Se for um jovem, trate-o como jovem. Não use expressões infantilizadas nem se refira a ele como uma criança. Não o trate como um pequenino de pré-escola- ele (a) são jovens, adolescentes, que precisam ser respeitados como tal e questionado quanto a seus sonhos, sentimentos e aspirações. Por maior que seja a deficiência, lembre-se da eficiência da pessoa que ali está e valorize sempre os pontos positivos.
2-Quando que um aluno com deficiência está apto a freqüentar a escola regular?
De acordo com a lei toda criança tem direito a frequentar uma escola regular. Porém quando se refere aos alunos com deficiências, nem todos têm condições, devido o grau de comprometimento, os alunos que geralmente encaminhamos para rede regular, são aqueles que realmente têm condições e apresentam um bom desenvolvimento cognitivo, emocional, social e afetivo, pois queremos uma inclusão com responsabilidade.
3- Quem tem