Durkheim
Autor: Eva Maria Lakatos.
Titulo: Sociólogo Geral
Edição: 6ª
Ano: 1990
Publico Alvo: Livro - Texto para a disciplina introdução á Sociologia nos cursos de: Ciências Sociais, Administração, Economia, Comunicação Social, Psicologia, Direito, Pedagogia, Serviço Social, Filosofia, Historia, Geografia e Estudos Sociais.
Unidade Sumaria: Esta Obra tem por finalidade Transmitir os conhecimentos da Sociologia, desenvolvendo e completando partes já analisada referente a respeito dos movimentos sociológicos. A sociologia engloba grandes controvérsias, com o surgimento de várias escolas, de pensamentos diferentes posicionamentos metodológicos. Com isso criam suas próprias linguagens, nem sempre de fácil compreensão, A natureza dinâmica e o caráter da Sociologia dificultam seus estudos com aqueles que mantêm seu primeiro contato com esse ramo de conhecimento. Tendo em vista a diminuição desses problemas e permitindo assim acesso mais fácil a grandes temas sociológicos, são mostradas e colocadas sem sectarismos, de frente, familiarizando o leitor com o mundo da sociologia.
Local: São Paulo, Editora Atlas S.A.
Fato Social: Emile Durkheim formulou com firmeza e convicção, o fato social como uma coisa e preconizou que para estudá-lo, fossem aplicados métodos e processos, seriam recursos experimentais empregados nas ciências exatas.
FATO social é toda maneira de agir, fica ou não, susceptível de exercer sobre o individuo uma correção exterior, que é geral, apresentado uma existência própria, independente das manifestações.
Características: Exterioridade, conectividade e generosidade.
Quando desempenhamos nosso papel de cidadão, filhos de adeptos de determinada religião, estamos praticando deveres definidos fora de nós (exterioridade).
Se quisermos exercer o direito de votar, ou a obrigação de prestar serviço militar, está coerção se fará sentir através das sanções legais de que lança Mão a sociedade para punir a nossa atitude