Durkheim
Bruna
Caroline Vieira
Gabriela Alves
Hilton Monteiro da Silva Junior
Laura Silva Lucas
Marina de Freitas Almeida
Sociologia da Educação para o Curso de Pedagogia
Durkheim
Ribeirão Preto
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
CURSO DE PEDAGOGIA
Durkheim
Relatório de Atividades apresentado ao Centro Universitário Moura Lacerda, como exigência o curso de Sociologia da Educação , sob a orientação do Professor Orandes Rocha.
Ribeirão Preto
2015
Agradecimentos
Agradecemos primeiramente pela oportunidade cedida ao Centro Universitário Moura Lacerda e pelo Professor Orientador deste Relatório de atividade para o curso de Pedagogia ao Sr. Orandes Rocha.
Sumário
1. Introdução V
2. Cooperação VII
2.1.1 Cooperação VII
3. Consenso VII
4. Referencias VIII
1. Introdução
David Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e, com Karl Marx e Max Weber, é comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia.
Muito de seu trabalho estava preocupado com a forma como as sociedades poderiam manter sua integridade e coerência na modernidade; uma era em que tradicionais laços sociais e religiosos não são mais assumidos, e em que novas instituições sociais têm vindo a ser. Seu primeiro trabalho sociológico importante foi Da Divisão do Trabalho Social (1893).
As respostas para nossa organização social estariam nos fatos sociais e para isso seria necessária à aplicação de um método para os compreendermos melhor enquanto objeto sociológico, devendo ser vistos como se fossem “coisas”, como se fossem objetos passíveis de análise, assim como a biologia se debruça sobre uma planta. Para ele, o homem naturalmente cria falsas noções do que são as coisas que o rodeiam, mas não é através da criação de ideias que se chegará à realidade.
Para Durkheim, deve-se propor a