Durkheim
Por meio deste trabalho solicitado pela professora de introdução as ciências sociais do curso de ciências contábeis, têm por objetivo entender a importância de Émile Durkheim para a sociologia. Ele que é citado como um dos maiores teóricos que publicou diversas obras auxiliando outros sociólogos no estudo das ações humanas.
As diversos pensamentos de Durkheim sobre a “socialização” da humanidade, as suas realizações, os conceitos que fizeram dele um dos pensadores mais expressivos.
Émile Durkheim nasceu em Épinal, na Lorraine no dia 15 de abril de 1858. Formou-se em filosofia, mas dedicou as suas obras inteiramente a sociologia, foi apontado como um dos primeiros grandes teóricos, considerado um dos pensadores mais expressivos e que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e disciplina acadêmica. Para ele, a Sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como encontrar remédios para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios. O trabalho dele era no reconhecimento da existência de uma “consciência coletiva”, que o homem seria um animal selvagem que se tornou Humano por que foi capaz de aprender hábitos de seus grupos sociais para conviver no mesmo meio.
A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de "Socialização", a consciência coletiva seria formada durante a nossa socialização e composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, que determina força sobre os indivíduos, toda maneira de agir ou pensar, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "Fatos Sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia.
Porém, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social. Para ser considerado como tal, precisa possuir três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.